Deputados aprovam fim do horário de verão em Goiás; matéria vai à sanção
Argumento de que os riscos à população são maiores que a economia de energia prevaleceu na Alego
Na sessão ordinária desta terça-feira (21), os parlamentares aprovaram, em segunda e definitiva votação, o projeto de lei nº 3489/16, que extingue o horário de verão no Estado de Goiás.
Apresentada pelo deputado Luis Cesar Bueno (PT), a matéria não nega que a adoção do horário de verão reduz gastos com energia elétrica durante os meses em que vigora, mas afirma que, para tanto, a população brasileira acaba por sofrer graves consequências.
Em sua justificativa o parlamentar escreve que, expostos os fatos, cabe questionar se essa economia (de 4% a 5%) compensa os “enormes sacrifícios” impostos à população.
“Ao adiantar em uma hora o relógio, as pessoas passam a se levantar mais cedo, sofrendo no próprio corpo as consequências que isso carreta, como sonolência, fadiga, dores de cabeça, falta de concentração e irritabilidade”, afirmou.
Luis Cesar Bueno ainda diz que o horário de verão facilita crimes cometidos durante a madrugada.
“A escuridão das primeiras horas da manhã abriga mal feitores de todos os quilates. O risco de ser vítima de assalto, roubos e outras espécies de violência é muito grande”, finalizou.
A matéria segue agora para sanção do governador Marconi Perillo.
Com informações da Ascom Alego