Três unidades de saúde já estão funcionando até o final da noite em Anápolis
Total, até o final de maio, chegará a quatro e a expectativa é que o número de unidades com horário estendido cresça ainda mais com a distritalização
Instituído pelo Governo Federal no início de maio, o programa Saúde na Hora que estende o horário de atendimento nas unidades básicas de saúde em todo o país já existia em Anápolis. E a partir de segunda-feira (20) mais um posto começou a funcionar das 07h às 22h.
“Após implantarmos esse sistema no Iracema e Abadia Lopes, em novembro do ano passado, iniciamos no Recanto do Sol e no próximo dia 27, será no Bairro de Lourdes”, anunciou o prefeito Roberto Naves.
Com quatro unidades em horário estendido, Anápolis vai ampliar sua assistência básica em saúde. No Iracema e Abadia Lopes da Fonseca, o funcionamento é diário, inclusive aos finais de semana e feriados. Já no Recanto do Sol e Bairro de Lourdes será de segunda à sexta-feira, para moradores das regiões, inclusive aqueles que procurarem a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h com casos não tão graves, classificados como azul e verde, e optarem pelo transporte gratuito que também foi ampliado.
A proposta, conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), é que outras unidades operem da mesma forma pelo processo de distritalização da saúde, que está sendo implementado. Segundo o prefeito Roberto Naves, toda essa reestruturação foi feita após amplo estudo para otimizar, humanizar e ampliar a oferta de serviços à população.
“Com isso conseguimos ampliar o acesso da comunidade à saúde pública com horários e atendimentos diferenciados. Assim mais pessoas podem cuidar de sua saúde e da sua família”, destacou.
E a população gostou da novidade. Léia Souza Gomes, moradora do Parque Residencial das Flores, esteve na tarde desta segunda-feira (20) no posto do Recanto do Sol para vacinar o filho Davi e soube do novo horário.
“É uma notícia maravilhosa. O atendimento que já era bom vai ficar ainda melhor. Só de pensar que teremos o posto aberto até esse horário é uma segurança”, ressaltou.
Quem também comemorou a novidade foi Marilene Rodrigues de Paula, moradora da Vila Norte.
“É um grande benefício. Agora não vamos mais precisar procurar outro local à noite, longe da nossa casa. Fiquei muito feliz com essa notícia”, contou.
Porta de entrada
O funcionamento em horário estendido tem sido fundamental ao trabalho educativo que a Prefeitura está realizando para que a população procure a Estratégia de Saúde da Família (ESF) que é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), inclusive fazendo a triagem médica na Unidade de Pronto Atendimento – UPA, com transporte para pacientes, para também desafogar a rede de urgência e emergência.
A diretora de Atenção Básica, Érica Dias, ressaltou que o objetivo é criar esse vínculo entre usuário e agente comunitário de saúde. Atualmente, a rede é composta 469 agentes comunitários de saúde, 44 unidades básicas e 74 equipes.
“Nossa rede é extremamente positiva para isso. Os usuários devem procurar as nossas unidades para entender esse funcionamento”, disse.