Por que motoristas estão ainda mais revoltados com a Uber e 99 em Anápolis
Há quem defenda a estratégia das empresas, comemore e até faça piada ao comentar a situação
A queda de braço entre as duas maiores empresas de aplicativo de mobilidade do Brasil está agradando os usuários em Anápolis, mas os motoristas parceiros da Uber e 99 na cidade não estão gostando nada disso.
Após o Portal 6 mostrar que ambas estão praticando preços menores em corrida de curta distância, a reação deles nas redes sociais e em diálogos com a reportagem foi de mais revolta.
“Já tinha notado essa redução da tarifa, mas ter a comprovação foi a gota d’água para muitos. Isso está ferrando com a gente porque o preço da gasolina e etanol só aumenta e elas [as empresas de aplicativo] não diminui a porcentagem que pegam do valor da viagem. As vezes chega a 40% do preço da corrida”, comentou um motorista parceiro sob reiterado pedido de anonimato, pois teme ser desligado de ambas plataformas.
“Os passageiros vão achar bom mesmo esses centavos a menos, mas para nós que estamos desempregados e estamos rodando mais de oito horas por dia a conta não fecha mais. Nessa onda aí a Uber e 99 vão inviabilizar a permanência de muitos motoristas”, reclamou outro.
Nas redes sociais, e dentro do espaço de comentários da publicação no Portal 6, a discussão também foi intensa.
Houve, no entanto, motoristas que não acham tão ruim e rebatem o argumento dos que reclamam.
Usuários e internautas também entraram na polêmica para defender as empresas de aplicativo.
E também condenar a prática da redução de preços sem compensação ao motoristas.
Os motoristas também têm parte nessa guerra, opinou outro leitor.
Se a guerra entre as empresas para disputar a preferência dos usuários está longe de terminar, as piadas com a situação também estão.
Possibilidade
Há saída, no entanto, para que motoristas e usuários fiquem satisfeitos e menos reféns das empresas.
É o que sugere Wallace Portilho, coordenador do curso de Administração e Ciência Contábeis da Faculdade Anhanguera Anápolis.
Segundo ele, um bom meio termo seria o motorista apostar numa estratégia personalizada, aproveitando a qualidade e experiência que os aplicativos tanto buscam junto aos usuários.
“Acho que o foco deveria ser nesse momento investir em contratos pré-fixados com clientes que já conhecem a qualidade do carro, pontualidade e atendimento do motorista. Assim, a garantia de alguns contratos pagaria os custos fixos suprindo a dificuldade que sentem nas corridas com custos mínimos mais baratos dos aplicativos”.
Entenda
Operando há menos de um ano em Anápolis, a 99 acirrou a competição no transporte por aplicativo na cidade com preço da corrida mais em conta que a Uber.
Em setembro de 2018, mês em que a 99 estreou por aqui, uma viagem de curta distância custava R$ 6,75 pela Uber.
A então concorrente brasileira cobrava R$ 5,80 e assim foi ganhando terreno no mercado local.