Nomes que podem surpreender caso disputem uma vaga para a Câmara de Anápolis
Conhecidos na cidade, eles são vistos por lideranças como sendo agentes com condições de empunhar bandeiras claras na disputa e imprimir marca forte no Legislativo local
Dos 23 vereadores que ocupavam mandato, apenas oito se reelegeram para a Câmara Municipal de Anápolis em 2016. Foi uma renovação de quase um terço.
Neste ano, o novo pleito terá uma novidade: o fim da coligação proporcional, que impede alianças de partidos para lançar candidatos ao Legislativo.
Essa mudança, que tem preocupado políticos, pode imprimir uma nova dinâmica nas eleições para vereadores.
Legendas fisiológicas, antes utilizadas como moedas de troca, caminham para o esvaziamento e dirigentes partidários se articulam para lançar candidatos competitivos.
A avaliação de analistas políticos é que, assim como ocorreu a nível nacional em 2018, aspirantes que carreguem a defesa de bandeiras e causas específicas tenham destaque.
Consultando líderes de vários partidos, o Portal 6 produziu uma lista com diversos nomes que nunca ocuparam mandato eletivo e estão sendo visados para disputar o cargo de vereador.
Alguns, no passado, chegaram a entrar na disputa, mas não obtiveram êxito. Outros sequer pensam nesta possibilidade, mas têm potencial.
Amanda Naves
É formada em Direito pela USP e, após trabalhar em São Paulo, retornou a Anápolis para atuar em um tradicional escritório de advocacia. Já auxiliou o município com estatísticas e na introdução de políticas públicas ligados à educação financeira. É próxima de movimentos de renovação política como o Acredito.
Andreia Rezende
Advogada. Nos últimos anos, discretamente, atuou gratuitamente em processos que ajudaram mulheres de baixa renda a obter na Justiça a obrigatoriedade do pagamento de pensão alimentícia para filhos de pais separados ou mães solteiras. Também é irmã do deputado estadual Amilton Filho, mas não reivindica nenhum apadrinhamento.
Danielle Nava
É advogada e atualmente preside a Comissão de Direitos Humanos da Subseção Anápolis da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
David Dourado
Conhecido no segmento militar e responsável por administrar páginas e grupos em apoio ao Comando de Policiamento Especializado (CPE) de Anápolis. Foi um dos principais mobilizadores da campanha de Jair Bolsonaro na cidade.
Douglas Rodrigues Carvalho
Dirigente do PSOL, militante de esquerda e defensor de bandeiras ligadas ao público que não se identifica como heterossexual.
Éder Bento
Professor de matemática e gestor público, é uma das lideranças do liberal Partido NOVO em Anápolis.
Eva Cordeiro
Docente há quase 20 anos. Ex-secretária municipal de Cultura. Defende a emancipação feminina, universalização do ensino infantil e a economia criativa como novo eixo de desenvolvimento local.
Jorge Henrique Elias
Requisitado trabalhista no segmento patronal, professor universitário há vários anos e proeminente figura pública na cidade.
Luíz Sérgio Fragelli
Ex-gestor do Serviço Social do Comércio (Sesc), produtor e um dos principais promotores da cena cultural anapolina.
Marcelo Daher
Empresário, infectologista e um dos médicos mais respeitados de Anápolis.
Marcelo Santos
Um dos nomes mais populares do rádio local, habilidoso comunicador e seguido por mais de 100 mil pessoas somente no Facebook.
Paulo Augusto Roriz de Amorim
Bacharel em Direito e um dos dirigentes mais jovens e bem quisto da Associação Comercial e Industrial de Anápolis (ACIA).
Rodolfo Valentini
Formado em Administração é reconhecido como um dos quadros mais versáteis e qualificados em gestão pública no município. Atualmente ocupa a presidência do Instituto de Seguridade Social dos Servidores Municipais de Anápolis (ISSA)
Seliane Santos
Presidente da SOS Animais é ativista incansável da causa e mobilizadora de campanhas pela sobrevivência de PET’s abandonados na cidade.
Simone Pereira
Profissional de Educação Física é uma gestora qualificada na área de promoção do esporte no município.
Valeriano Abreu
Uma das lideranças conservadoras mais notórias da cidade. Teve desempenho surpreendente na disputa pela Prefeitura de Anápolis, em 2016, e por pouco não foi eleito deputado federal, em 2018.