Mulher dá a luz dentro de ambulância do SAMU em Anápolis
Primeiros instantes foram de muita tensão, mas tudo acabou bem
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Anápolis teve um desafio grande nesta quarta-feira (12): o de trazer mais uma vida ao mundo.
A equipe, composta pela técnica em enfermagem Noeli Barbosa, veterana no serviço de urgência e emergência, e o sub-tenente Claudio, que é bombeiro militar, recebeu um chamado durante a madrugada para ajudar uma mulher que estava em trabalho de parto para ganhar o quinto filho, na Vila Fabril.
Apesar de os profissionais terem chegado ao endereço em poucos instantes, não deu tempo nem de correr para o hospital. É que o bebê já estava tão apressado que nasceu dentro da própria ambulância.
Os primeiros instantes, porém, foram de muita tensão. Isso porque o recém-nascido estava com o cordão umbilical enrolado no pescoço, roxo e não conseguiu chorar. Foi necessário realizar manobras de salvamento para que ele conseguisse respirar sozinho.
Os profissionais, em seguida, precisaram transferir o bebezinho para uma Unidade de Suporte Avançado (USA), que conta com a presença de um médico, e depois o encaminharam para uma maternidade passando bem e fora de risco.