Justiça pune empresa telefônica após cliente ter linha clonada e emprestar dinheiro
Homem pensou estar atendendo pedido do advogado e levou prejuízo de R$ 2,4 mil
A operadora Vivo foi condenada a ressarcir em R$ 3 mil um usuário que foi considerado vítima de golpe aplicado via WhatsApp.
Ele foi enganado e emprestou R$ 2,4 mil acreditando ser para o advogado que acompanhava um processo judicial do qual fazia parte.
O golpe aconteceu em dezembro de 2019. Ao receber mensagens pelo aplicativo, a vítima dispôs do dinheiro para pagamento do advogado, e somente depois foi informada de que a linha tinha sido clonada.
Inicialmente, o homem havia perdido a ação, que foi reformada pelo juiz Wild Afonso Ogawa, da 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO).
Para o magistrado, a operadora de telefonia tem responsabilidade objetiva, já que cabe a ela garantir a segurança dos serviços oferecidos e proteger o consumidor, parte mais frágil da relação jurídica.