FAB disponibiliza aeronaves de Anápolis para resgate de brasileiros evacuados da Ucrânia
Considerado um dos mais potentes do mundo, KC-390 pode atuar em diferentes serviços e suporta até 23 toneladas
Equipes da Base Aérea em Anápolis já estão de prontidão para, caso seja necessário, transportar brasileiros evacuados da Ucrânia.
Na manhã deste sábado (26), a Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou que duas aeronaves KC-390 Millennium, disponíveis apenas na base aérea do município, estão a postos para o possível resgate.
Segundo a FAB, os aviões são do mesmo modelo utilizado em outras missões humanitárias internacionais, como no transporte de donativos para as vítimas da explosão em Beirute, capital do Líbano, em 2020 e no apoio ao Haiti em 2021, após tragédia causado por um terremoto em agosto de 2021.
Em tempo
Fabricado pela Embraer e considerado um dos mais potentes do mundo, o KC-390 pode atuar em diferentes tipos de serviço, como transporte de cargas e tropas, lançamento de paraquedistas, reabastecimento em voo, combate a incêndios, busca e salvamento e evacuação aeromédica.
A aeronave pode alcançar até 870 km/h e suporta 23 toneladas. Dependendo do tipo de carga que leva, o avião tem autonomia para voar até 4.914 km de distância.
Ele também pode levar até 80 soldados equipados ou 64 paraquedistas, 74 macas e equipe médica, além de ter espaço para acomodar grandes equipamentos, blindados, peças de artilharia, armamentos e até outras aeronaves.