6 palavras que a maioria dos brasileiros com a língua presa não consegue falar
Quem sofre desta condição tem dificuldade em pronunciar as letras L, R, N e Z
Freio curto, anquiloglossia ou, simplesmente, língua presa é quando aquele tecido que fica abaixo da língua é mais curto. Isso, consequentemente, impede movimentações, como fala e amamentação. Todavia, costuma se resolver naturalmente ou por procedimentos cirúrgicos.
A língua presa é facilmente detectada logo na infância, em graus mais leves, porém, só é observado na adolescência ou quando adulto. Os principais sintomas são: dificuldade em levantar a língua até aos dentes de cima, em mover para o lado e em colocar a língua para fora dos lábios.
Outras coisas que caracterizam essa condição é a língua em forma de nó ou de coração quando a criança a coloca para fora. Além disso, quando o bebê morde o mamilo da mãe em vez de o sugar, assim, alimenta-se mal e tem fome pouco tempo depois de mamar.
Durante a infância e a adolescência ter a língua presa pode ser motivo de piada e bullying. Isso porque essa pessoa tem dificuldade em pronunciar as letras L, R, N e Z. Em todo caso, o pediatra ou fonoaudiólogo são os responsáveis por determinar o melhor tratamento.
6 palavras que a maioria dos brasileiros com a língua presa não conseguem falar:
1. Sotaque
Pronúncia própria de cada indivíduo, região ou nação: sotaque mineiro.
2. Dislexia
Distúrbio caracterizado pela alteração no modo como alguém aprende alguma coisa, afeta especialmente a escrita e a leitura, estando associado a incorreções lexicais ou falta de fluência verbal; tem sua origem em alterações neurobiológicas e neuropsicológicas.
3. Rouquidão
Aspereza, engrossamento da voz.
4. Cício
Rumor brando, como o da aragem nas folhas das árvores; sussurro, murmurejo.
5. Provincianismo
Modo de ser ou hábito próprio de uma província (lugar afastado da capital): ele vive na cidade, mas não deixou seu provincianismo.
6. Dislalia
Distúrbio da fala; alteração na articulação ou na pronúncia das palavras, causada por uma lesão de algum dos dos órgãos fonadores.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!