Casos de Covid-19 crescem 344% em maio e acendem alerta em Anápolis
Apesar da alta no contágio, dados mostram cenário totalmente oposto para internações e óbitos causados pela doença
O sinal de alerta para a pandemia está novamente ligado em Anápolis. Em pouco menos de um mês, o município registrou aumento de cerca de 344% no número de casos confirmados de Covid-19.
Levantamento realizado pelo Portal 6, pela plataforma da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), mostra que, do dia 1º até esta quarta-feira (25), houve 302 contaminações pelo coronavírus.
Na comparação com o mesmo período de abril, quando foram registradas 68 pessoas infectadas pelo Sars-CoV-2, há elevação de 344%.
Para se ter ideia do avanço do contágio, maio ainda não teve dias sem confirmação de casos de Covid-19. No mês passado, em contrapartida, existiram três dias em que nenhum paciente recebeu diagnóstico positivo para a doença.
Somente na terça-feira (24), por exemplo, a Semusa notificou 36 casos positivos. Este foi o maior número desde 28 de fevereiro.
Mortes e internações seguem baixas
O número de internações e mortes não acompanha a crescente de casos em Anápolis. O último óbito confirmado por Covid-19 na cidade foi no dia 12 de abril.
O período de 44 dias sem notificação de vítimas fatais pela doença é o maior desde que a primeira morte foi registrada, ainda em 2020.
As hospitalizações seguem sob controle, conforme a Semusa. O boletim indica que apenas um anapolino está internado depois de se contaminar com o coronavírus.
Vacinação
Considerada por especialistas como a principal causa da redução de casos graves e morte pela doença, a vacinação completa, com aplicação das três doses do imunizante, segue em passos lentos, em Anápolis.
O boletim epidemiológico da Semusa mostra que cerca de 324.993 anapolinos receberam a primeira dose da vacina, mas apenas 83.466 chegaram a completar o ciclo vacinal.