6 dicas para emagrecer e não ganhar peso novamente
É muito comum ouvir dizer sobre o efeito sanfona, mas há alternativas para evitar que ele aconteça
Emagrecer não é uma missão fácil. Mas emagrecer e não ganhar peso novamente pode ser ainda mais complexo do que parece.
É muito comum ouvir dizer sobre o efeito sanfona, que se caracteriza pela retomada das antigas medidas após um período de emagrecimento severo.
Isso acontece devido a falta de comprometimento após a perda de peso. Por exemplo, após sair de uma drástica dieta ou alguns meses após um procedimento cirúrgico, voltar a ingerir bebidas alcoólicas ou alimentos calóricos.
Retomar os maus hábitos facilita que o corpo retorne à estaca zero e engorde tudo novamente, justamente porque o organismo possui uma memória metabólica.
Ou seja, existe uma tendência que o corpo recupere o peso perdido, como se soubesse o “caminho de volta” para o peso máximo que a pessoa já teve – caso não siga efetivamente na vida saudável.
Conheça as 6 dicas para emagrecer e não ganhar peso novamente:
1. Movimente-se
O sedentarismo é a principal ‘arma’ para engordar novamente tudo que foi perdido. Afinal, emagrecer é matemático. Se mais calorias são ingeridas do que gastas, há um acúmulo de gorduras no corpo.
Portanto, é fundamental ter um gasto calórico alto e constante para evitar o armazenamento de calorias.
Além disso, movimentar-se sempre faz bem para a mente e para uma infinidade de partes do organismo.
2. Não concentre apenas na balança
Quando há o investimento em ganho de massa corporal, como o estímulo da hipertrofia, é natural que o peso na balança aumente. Afinal, a massa saudável é bem mais pesada que a gordura.
Portanto, a balança utilizável deve ser o espelho. É bom fazer fotos no início do processo, durante e após obter os resultados esperados.
Pode ser que o peso continue o mesmo ou diminua um pouco, mas tenha em mente que a gordura é mais leve. É essencial ter foco e se desprender da balança.
3. Opte por lanches saudáveis
É mais do que comum ter uma rotina agitada e pouco tempo para preparar um lanche saudável durante o dia. Com isso, para manter as medidas alcançadas, será necessário um pouco mais de esforço.
Dedicar alguma parte do dia para separar frutas, marmitinhas e lanches saudáveis será um diferencial para não engordar tudo novamente.
Nada de fast-foods e refrigerantes com frequência. Não que esteja proibido, mas é bom evitar altos índices calóricos com constância.
4. Fuja de dietas restritivas
Dietas radicais quase nunca são boas escolhas. Isso porque o corpo e mente precisam estar em harmonia. Proibir drasticamente todos os tipos de comidas gostosas de uma só vez poderá surtir uma infinidade de efeitos ruins.
Como por exemplo, o desânimo em continuar o processo. Para isso não acontecer, é interessante consultar um nutricionista e avaliar qual o melhor caminho a seguir.
5. Lembre-se das proteínas
Comer proteína pode ajudar bastante a manter o peso desejado, pois os alimentos proteicos reduzem o apetite e promovem a saciedade.
A proteína é capaz de aumentar os níveis de certos hormônios no corpo que induzem a saciedade e são importantes para a regulação do peso, reduzindo a fome.
6. Atenção aos carboidratos
Comer muitos carboidratos refinados, como pão branco, macarrão e açúcares, pode ser muito prejudicial para a manutenção do peso.
Esses produtos industrializados são pobres em fibra – que é necessária para promover saciedade. As dietas com baixo teor de fibras estão associadas ao ganho de peso e à obesidade.
Aviso: Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!