Conheça o novo espaço de atendimento às crianças e adolescentes da DPCA de Anápolis
Local antigo para escuta e perícia era considerado insalubre para receber as vítimas
A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente de Anápolis (DPCA) vai ganhar novos espaços de escuta especializada e perícia psicológica. A inauguração do local acontece nesta sexta-feira (12).
Antes dessa ação, os atendimentos eram realizados de forma improvisada na sala das agentes. A Dra. Daniella Nava, advogada e ativista dos direitos humanos, foi responsável pela mudança, através da Associação Ártemis, e afirma que o ambiente não era acolhedor.
“Era um lugar totalmente insalubre para fazer o atendimento das crianças. Então eu me coloquei para fazer a reforma, visto a importância e a necessidade de ter um local adequado”, ressalta.
A profissional explica que os pacientes que são atendidos no local são aqueles que já passaram por situações traumáticas. “Elas já passam por um sofrimento muito grande”, disse.
De acordo com o psicólogo Valdeir Santos uma sala estruturada e planejada visa a prevenção e o cuidado com as vítimas.
“Um ambiente alegre, que passa tranquilidade e segurança para que a criança e o adolescente possam expressar o que aconteceu ou está acontecendo consigo, frente a casos de violência”, explicou.
Confira o ambiente reformado