6 coisas que quem tem rinite não pode fazer no dia a dia
Temidas crises de rinite acabam atacando muito gente nesta época do ano, mas há coisas que podem amenizar os sintomas
Você sabia que a rinite afeta em torno de 40 milhões de brasileiros segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI)?
E para completar, muitas pessoas não possuem esse diagnóstico, porque a doença é facilmente confundida com uma gripe ou resfriado.
No entanto, para quem tem esse laudo, por mais que essas crises de rinite não evolua para quadros graves, ela pode comprometer a qualidade de vida da pessoa.
Vale lembrar que os maiores agentes causadores dos sintomas da crise de rinite são o pólen, mofo, ácaros, baratas, pelos, penas e saliva, além da transmissão de vírus e proliferação de fungos e bactérias.
Entre os sintomas podem estar a congestão nasal, coriza, coceira no nariz e olhos, espirros, olhos vermelhos, rouquidão, coceira na garganta e dificuldades para respirar.
Bom, e se você faz parte desse time, veja o que evitar de ter em casa e fazer no cotidiano!
6 coisas que tem rinite não pode fazer no dia a dia:
1. Ter cortinas e tapetes
Não é novidade para ninguém que cortinas e tapete são péssimos para quem tem alergia e rinite, e esse alerta deve estar ligado à limpeza.
Isso porque, os ácaros e fungos tendem a se multiplicar em áreas onde pó e umidade se acumulam. Por isso, todo cuidado com esses itens é pouco.
2. Usar vassouras e espanadores
As vassouras e espanadores são grandes vilões de pessoas alérgicas.
O que acontece é que eles acabam espalhando e levantando o pó das superfícies até o alto, piorando a alergia, fique de olho!
3. Fumar
Seja você o fumante ou que convive perto de alguém que seja, o cigarro é um verdadeiro veneno para quem tem tendência a crises de sinusite e rinite.
De acordo com especialistas, a fumaça deixa o nariz irritado e prejudica o batimento ciliar, que é o movimento de pequenos pelos que drenam as secreções, levando à rinite.
4. Ter bichos de pelúcia
De acordo com médicos especialistas, o tecido e produto com que é feito as pelúcias são um ambiente perfeito para ácaros, com facilidade de acumular pó, prejudicando ainda mais a saúde de quem sofre com esse tipo de doença respiratória.
5. Deixar acumular mofo e umidade
Talvez você não saiba, mas o mofo pode causar alergia na pele, rinite e sinusite.
O que acontece é que, cientificamente, os esporos dos fungos presentes no mofo ficam pairando pelo ar e entram em contato com a pele e com o sistema respiratório provocando alterações.
6. Ficar no frio
Por último, o frio também pode piorar os sintomas.
Isso porque, o contato com o ar frio é irritante para a mucosa nasal e pode desencadear a coriza, obstrução nasal.
Para quem está com crise de rinite alérgica, onde a mucosa nasal já está inflamada, a reação ao frio pode ser ainda pior.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!