TRE-GO ratifica cassação de chapa de partido, e Goiânia terá dois novos vereadores
Santana Gomes e Bruno Diniz terão de deixar o cargo e abrem espaço para outros parlamentares na Câmara
O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) determinou a diplomação de Paulo Magalhães (UB) e Márcio Carvalho dos Santos (Cidadania) como novos vereadores por Goiânia.
A cerimônia deve ocorrer na próxima sexta-feira (21). A decisão vem após o desembargador Itaney Campos, presidente do TRE-GO, negar liminar e recurso especial do PRTB, que teve a chapa de vereadores cassada. Destarte, Santana Gomes e Bruno Diniz perdem os mandatos.
A decisão da cassação veio ainda em abril, após uma denúncia de candidaturas femininas fantasmas, apenas para cumprir a cota exigida pela lei eleitoral.
Duas das candidaturas, por exemplo, eram da mãe e da companheira de um dos membros do PRTB. Uma delas sequer recebeu votos e a outra teve dez votos em 2020.
O partido tentou evitar nova totalização dos votos, mas não conseguiu impedir a recontagem. Com isso, os mandatos agora passam para as mãos de Paulo Magalhães e Professor Márcio.
Depois da diplomação, a Câmara ainda precisa ser intimada para marcar a posse dos novos parlamentares.
A defesa de Santana Gomes e Bruno Diniz ainda vai ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) impetrar recurso especial contra a decisão do TRE-GO.