Uso de máscara volta a ser obrigatório no Aeroporto de Goiânia; veja quando
Tomada de decisão da Anvisa ocorre três meses após flexibilização
Três meses após liberação do uso de máscara nos aeroportos e aviões, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu na terça-feira (22) recuar e determinar que o uso de máscara em aeroportos e aviões sejam novamente obrigatório no Brasil.
A medida passa a valer a partir de sexta-feira (25).
A obrigatoriedade esteve em vigor entre 2020 e agosto de 2022.À época, quando a decisão de abolir a exigência foi tomada, os diretores justificaram que o cenário da pandemia permitia que o uso obrigatório fosse flexibilizado em medida de proteção individual recomendada, mas não imposta.
O diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, explicou que o tema das máscaras em aviões voltou a ser debatido depois de a agência ter recebido manifestações de especialistas e entidades como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e o Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass).
Autorização para vacinas bivalentes
Na mesma reunião, a agência autorizou os usos das vacinas da Pfizer que protegem contra a Ômicron. Considerados de “segunda geração”, os imunizantes foram elaborados para oferecer proteção extra contra a ômicron e suas subvariantes.