Centenas de pacientes usam medicamento preventivo contra o HIV em Anápolis
Rede pública oferece o PrEP. Especialista alerta que uso deve acontecer sob orientação e acompanhamento
Anápolis tem 288 pacientes que fazem o uso do medicamente PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), utilizado contra o HIV. O método é indicado para pessoas que tenham maior risco de entrar em contato com o vírus.
Ao Portal 6, o médico infectologista Marcelo Daher explicou que a prevenção é uma boa estratégia, mas que deve ser utilizada com bastante orientação e acompanhamento.
“Eu acho importante a gente dizer que é uma estratégia que pode ser muito útil se utilizada de maneira mais descentralizada, colocada nas ações de estratégia da família”, ressaltou.
Para evitar exposição, não há dados sobre o perfil das pessoas que fazem uso do PrEP, conforme informou a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
O medicamento não é indicado para toda a população, apenas para grupos de riscos como pessoas que mantém relacionamento sexual com múltiplos parceiros, aqueles que frequentemente deixa de usar camisinha, trabalhadores do sexo, entre outros.
Daher relata que os dados nacionais e internacionais mostram que muitos dos pacientes que recorrem ao PrEP interrompem a utilização ao decorrer do tempo.
“Isso não teria problema porque não é um medicamento de tratamento, mas é importante a orientação porque o uso do prep é uma estratégia muito importante e muito boa para prevenção da infecção pelo HIV”, explicou.
O médico cita também que o medicamento é bom e fácil de ser usado, mas o processo pode ser burocrático, mas há um motivo para isso.
“As burocracias que existem são importantes para a utilização de um medicamento que pode gerar algum efeito adverso, algum efeito colateral, nada mais do que isso. Ele muito útil, uma estratégia muito boa e fácil de ser utilizada”, contou.
Em Anápolis a orientação sobre o PrEP acontece na Unidade de Saúde Ilion Fleury Jr, localizada no bairro Jundiaí. A ação é oferecida através do programa IST/Aids e Hepatites Virais.