Câmara de Anápolis nega discussão para aumento de salários de vereadores
Parlamentares federais reajustaram subsídio em quase 40% e deputados estaduais devem fazer o mesmo em Goiás
Após movimentações de parlamentares a nível federal, estadual e também de outras cidades do estado, a Câmara Municipal de Anápolis afirmou que não discute, no momento, aumento de salário dos vereadores.
O vereador Domingos de Paula (PV), que assume a presidência da Casa em fevereiro, diz que este debate ainda não entrou em discussão.
“A Câmara Municipal de Anápolis tomou ciência das referidas movimentações de parlamentares municipais de distintas cidades por meio de portais de notícias e jornais impressos, mas, até o presente momento não houve nenhuma articulação, por parte dos vereadores anapolinos, de promover suscitada mudança de reajuste salarial”, afirmou.
Em Goiânia, parlamentares devem apreciar um projeto que reajusta salários de vereadores, secretários municipais, prefeito e vice no fim da legislatura, em 2024. Inicialmente, cogitou-se convocar uma sessão ainda para este ano para votar o aumento. Contudo, como os novos valores só passariam a ser pagos em 2025, a Câmara colocou o pé no freio.
A nível estadual, a Assembleia Legislativa de Goiás deve analisar ainda esta semana reajuste para deputados estaduais, governador, vice e secretários.
Tudo isso acontece na esteira do aumento de 37,4% aprovado pela Câmara dos Deputados para parlamentares, presidente, vice, ministros de estado e também do Supremo Tribunal Federal.
Em Anápolis, qualquer aumento aprovado, por lei, só valerá para a legislatura seguinte. Nos bastidores, trata-se como provável a avaliação do reajuste para 2024, quando termina o mandato dos atuais parlamentares.