Empresa é contratada e vai iniciar plano de recuperação de córrego em Anápolis
Manancial sofre hoje com degradação, erosão e processo de assoreamento
A Prefeitura de Anápolis contratou uma empresa de pesquisa para elaborar um diagnóstico físico, ambiental e socioeconômico da extensão do córrego João Cesário. O acordo foi firmado na última quinta-feira (22).
Além dos estudos, a Oikos Pesquisa Aplicada Ltda. também deverá fornecer propostas de ações para a recuperação das áreas de preservação à administração municipal.
A empresa foi contratada por seis meses para prestar o serviço. O custo total, conforme contrato publicado no Diário Oficial do Município (DOM), é de R$ 157.743,12.
Em novembro deste ano, o secretário de Meio Ambiente, Fabrício Lopes, já havia adiantado ao Portal 6 que o plano para 2023 era fazer estudos não só no João Cesário, mas também em outros mananciais.
O córrego está situado no perímetro urbano do município e tem aproximadamente quatro quilômetros. Suas nascentes passam pelo Jardim Alexandrina e aos fundos do Anashopping. O riacho sofre hoje com erosões e assoreamento nos cursos d’água.
No mesmo mês também foi aprovado pela Câmara Municipal de Anápolis o orçamento de R$ 36 milhões para a pasta.
“Ele vai ser aplicado no Piancó, nos parques ambientais, em todos os mananciais e nos projetos de conscientização”, disse o secretário à época.