Um costume bastante comum entre muitos brasileiros na hora de preparar um alimento é lavar. No entanto, nem todos os produtos podem higienizados, como é o caso da carne. Apesar de muitas acharem que é correto, ela não deve ser lavada antes do preparo de nenhuma maneira.
É importante ressaltar que enxaguar e lavar qualquer tipo de carne crua ou de aves é um erro grave e que pode colocar em risco a sua saúde e a da sua família.
Por isso, trazemos aqui a explicação sobre o porquê a carne crua não deve ser lavada antes do preparo
Entenda por que a carne não deve ser lavada antes do preparo
Embora muita gente achar que todos os alimentos devem ser higienizados com água e sabão, a ação é perigosa e pode causar sérias complicações na vida de quem vai ingerir o item.
Um bom exemplo disso é a carne. Ao contrário do que muitos pensam, a peça não deve ser lavada antes do preparado sob nenhuma hipótese.
A prática é classificada como um “erro perigoso de segurança alimentar” o que pode causar intoxicação alimentar na pessoa que ingeri o alimento.
De acordo com alguns dados divulgados pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, mais de 250 tipos dessa doença – que pode até causar a morte – já foram identificados.
Segundo o (CDC), as carnes cruas podem estar contaminadas com bactérias como Campylobacter, Salmonella e Clostridium perfringens, que são extremamente perigosas e requerem a hospitalização e, em alguns casos, até a morte.
Por isso, a única forma de impedir com que a infecção aconteça é o período de cozimento. Por isso, os cozinheiros devem ficar atentos e não deixa com que a carne saia antes do previsto.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!