PF cumpre mandado em Goiás em operação que mira financiadores de atos terroristas
Além do território goiano, também há mandados sendo cumpridos no DF, SP, RJ, MG e MS
A Polícia Federal (PF) deflagrou a primeira fase da operação Lesa Pátria, nesta sexta-feira (20). A ação, que foi realizada em Goiás e outros quatro estados e no Distrito Federal, tem como alvo os financiadores e participantes dos atos terroristas promovidos em Brasília no dia 08 de janeiro.
Na data, foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e oito de prisão preventiva. A prática foi ordenada pelo Supremo Tribunal Federal.
Além de Goiás, a operação também foi realizada no Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
Os alvos são investigados pelos crimes de abolição violenta de Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração de bem especialmente protegido.
Entre os presos, está o caminhoneiro Ramiro Alves da Rocha Cruz Junior, que registrou nas redes sociais a presença nos atos antidemocráticos. Na internet, ele incitava as atividades criminosas e pedia dinheiro para financiar a realização dos mesmos.
A PF alega que a investigação irá continuar e pede ainda para que aqueles que tiverem informações sobre pessoas que de alguma forma participaram do ataque, envie por e-mail para [email protected].