6 ditados populares que as pessoas só aprendem o significado quando estão adultas
No Brasil existem muitos bordões utilizados pelos jovem e idosos, que só entendem quem realmente vivenciou as dificuldades da vida adulta
Depois que ficamos adultos, é muito comum começarmos a entender alguns ditados populares que, até então, não faziam o menor sentido quando éramos crianças.
No Brasil existem muitos bordões utilizados pelos jovens e idosos, que só entendem quem realmente vivenciou as dificuldades da vida adulta, cheia de responsabilidades.
Separamos seis abaixo e, se você já souber pelo menos cinco, considere-se um adulto de verdade. Pois só quem já falou isso um dia sabe como é. Veja!
6 ditados populares que as pessoas só aprendem o significado quando estão adultas:
1. Não existe rosa sem espinho
Esse ditado significa que não existe nada na vida que seja totalmente fácil, sempre haverá espinhos e dificuldades, por mais linda que seja a flor.
Neste mesmo sentido, se enquadra o antigo bordão “rapadura é doce, mas não é mole não”. O objetivo final pode valer a pena, por ser doce e satisfatório, mas a trajetória a ser seguida é complicada, entende?
2. Não há mal que sempre dure, nem bem que nunca se acabe
Esse segundo diz respeito a saber tirar proveito de cada situação da vida. Tudo que está te machucando agora será superado e deixará ensinamentos duradouros.
Neste mesmo parâmetro, as fases boas também não são eternas. É preciso ter esses altos e baixos para nos fortalecer e quem conhece esse ditado já viveu bastante coisa.
3. Antes só do que mal acompanhado
Já esse ditado tem a ver com amizades e relacionamentos íntimos. Quer dizer que, às vezes, é melhor ficar sozinho do que acompanhado de quem te arrasta para baixo e não quer o seu bem.
E dói enxergar isso. Mas fique atento a quem está te rodeando!
4. Mente vazia, oficina do diabo
Esse é muito tradicional entre nossos avós, por ser bastante antigo. Ele fala sobre não ocupar a mente com algo e acabar perdendo tempo demais pensando em besteiras.
Quando estamos, por exemplo, deitados antes de dormir, somos capazes de criar cenários fictícios que talvez nunca acontecerão e até tomar decisões inusitadas.
Isso porque a mente não está sendo ocupada com algo relevante, segundo o ditado.
5. Quem com ferro fere, com ferro será ferido
Esse remete à vingança. Ele retrata que o karma é real e pode voltar certeiro a quem te machucou um dia, na mesma intensidade ou até pior, para deixar o aprendizado.
6. Quem não é visto, não é lembrado
Por fim, este é sobre se impor e se mostrar para ser notado, ter voz e ser lembrado. Muitos famosos e digitais influencers levam esse bordão como um lema.
Por isso, estão sempre presentes nos Stories do Instagram – justamente para não serem esquecidos e perder os fãs.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das novidades!