Prefeitura propõe reajuste de 8,5% aos professores em Anápolis
Assembleia nesta quarta-feira (1º) deve definir se categoria aceita proposta, que prevê pagamento do restante a partir de incremento na arrecadação
A Prefeitura de Anápolis ofereceu 8,5% de reajuste, retroativo a janeiro, para os professores da rede municipal de educação. Esse aumento seria imediato e o restante dos quase 15% anunciados pelo Ministério da Educação estariam vinculados ao ICMS que entraria nos cofres municipais.
Uma assembleia do Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Anápolis (SinpmA) está marcada para a tarde desta quarta-feira (1º), às 17h30. A categoria vai deliberar se aceita ou não a proposta da Prefeitura.
Nesta terça-feira (31), o prefeito Roberto Naves (PP) disse que a proposta está ‘dentro da realidade’ dos cofres municipais. As negociações com a classe começaram na semana passada.
Um dos empecilhos, segundo o chefe do Executivo municipal, é a redução do ICMS. Ele afirma que a ação resultou em uma perca de R$ 30 milhões em receita para os cofres da Prefeitura.
“Nós estamos fazendo todas essas contas e estamos apresentando para o sindicato dos professores, como já apresentamos para os outros sindicatos aquilo que dentro da realidade e dentro da responsabilidade de saber que nós temos que pagar o salário é possível”, explicou.
O prefeito citou que todos os professores do município recebem, pelo menos, o piso salarial. Portanto, frisa, trata-se não de um reajuste do piso, mas salarial.
“Em Anápolis, nós não temos nenhum professor que ganha menos que o piso. O que nós estamos discutindo é reajuste salarial em cima de salários que já são maiores que o piso, então não tem como falar em piso em Anápolis”, disse.