Goiás tem 2,3 médicos a cada mil habitantes, aponta estudo
Número está abaixo da média nacional e têm variação extensa quando se compara capital com cidades do interior
Um levantamento divulgado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) revelou que Goiás possui 2,3 médicos para cada mil habitantes, o décimo maior do país. Contudo, embora esteja à frente de 17 unidades federativas, o índice goiano está abaixo da média nacional, atualmente em 2,5 profissionais a cada mil pessoas.
No total, o estado conta com 16.709 médicos. O dado refere-se ao registro em atividade existente na base de dados do CFM, formada a partir de informações oriundas do Conselho Regional de Medicina (CRM-GO). Já o quociente populacional considerado pelo estudo é o fornecido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) referente a 2021, quando Goiás registrou 7,2 milhões de habitantes.
As informações do conselho também apontam um cenário preocupante quando os registros da capital são comparados com os do interior. Enquanto Goiânia tem 6,78 profissionais por mil habitantes, os outros 245 municípios contam com 1,1 médico a cada mil pessoas – número seis vezes inferior. Além disso, 62,8% deles são da capital.
O levantamento do CFM indica, ainda, o perfil dos profissionais goianos. A faixa etária média dos médicos que atuam localmente é de 42 anos e eles têm cerca de 16 anos de formação. No total, 9,9 mil são generalistas e mais de 10,3 possuem alguma especialidade.
Como os médicos podem ter mais de um registro simultâneo por unidade de federação, também foram divulgados o total de registro. Nesta conta, são 20.263 documentos emitidos em Goiás, o que eleva a média para 2,81 a cada mil habitantes.