Goiás foi um dos estados com mais registros de assassinatos de pessoas trans nos últimos 06 anos
Dados foram divulgados pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais
De 2017 até 2022, Goiás foi um dos estados com mais casos de assassinatos de pessoas transexuais no Brasil. Os dados fazem parte do dossiê “Assassinatos e violências contra travestis e transexuais brasileiras” da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA).
Ao longo desses seis anos, 33 homicídios de pessoas trans foram contabilizados no estado, tornando o território o 9º com mais registros no país.
Na frente de Goiás, aparecem as seguintes localidades: São Paulo (116), Ceará (84), Bahia (79), Minas Gerais (69), Rio de Janeiro (67), Pernambuco (59), Paraná (42) e Pará (37).
Enquanto isso, Amazonas (AM), Mato Grosso (MT) e Paraíba (PB) seguem logo atrás do estado goiano com 31 registros em cada um.
Apesar da colocação alarmante, Goiás registrou uma queda no número de mortes em 2022 se comparado a 2021.
Segundo o levantamento, no ano anterior, cinco assassinatos de pessoas transexuais foram contabilizados no estado o tornando o 11º do Brasil com mais casos de assassinatos de pessoas transexuais em 2022.
Para se ter uma ideia, em 2021, o território goiano foi o sétimo estado do país com mais casos tendo, ao todo, 7 homicídios registrados.