Procon Anápolis aperta o cerco e agências bancárias recebem multas de até R$ 250 mil
Tempo de espera para ser atendido e falta de recursos para acessibilidade foram as principais queixas de clientes em 2022
Diante do alto número de queixas de consumidores, o Procon Anápolis intensificou o trabalho de fiscalização em agências bancárias do município em 2022 – o que acabou gerando multas que chegaram à casa dos R$ 250 mil.
Dentre as principais reclamações que a entidade de fiscalização recebe, estão as de falta de acessibilidade, inexistência de assentos prioritários e o tempo de espera nas filas.
No total, 35 agências bancárias foram fiscalizadas, o que resultou em 104 notificações, em que foram identificados problemas técnicos ou operacionais, e 18 processos administrativos para apurar infrações.
Durante a operação, o Procon identificou que os estabelecimentos autuados não cumpriam algumas leis básicas, como a disponibilização de estruturas de acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PcD).
Além disso, outra questão analisada e que gera muita confusão nas agências é o número de pessoal no setor de caixas e o tempo para ser efetuado um atendimento.
De acordo com a lei, o atendimento deve acontecer em prazo de até 20 minutos em dias normais ou 30 minutos em vésperas ou após feriados prolongados, dias de pagamentos e de recebimento de tributos.
Em 2023, todas as agências bancárias foram alvo do Procon Anápolis e os processos ainda estão sendo analisados pelo departamento jurídico do órgão.