6 palavras no aumentativo que a maioria das pessoas falam errado sem perceber
Por vezes pronunciamos essas expressões sem nem ao menos percebermos que elas são provenientes de outras palavras
O aumentativo é um sufixo que é adicionado às palavras para aumentar seu tamanho ou intensificar seu significado. Embora algumas pessoas argumentem que o uso excessivo de palavras no aumentativo pode prejudicar a clareza da comunicação, eles são frequentemente usados na linguagem cotidiana e podem ser muito úteis para expressar uma ideia de forma mais enfática.
Por muitas vezes, alguns de nós falamos várias palavras nesse formato por dia e nem ao menos percebemos. Para se ter uma ideia disso, leia até o final e veja alguns exemplos.
6 palavras no aumentativo que a maioria das pessoas falam errado sem perceber
1. Cãozão
Usada para descrever um cão de grande porte, a palavra “caõzão” é mais um aumentativo que muitos de nós usamos durante o dia a dia, sem nem perceber.
2. Mulherona
Você com certeza já deve ter escutado a palavra mulherona. Ela é, na realidade, um aumentativo de “mulher” e é frequentemente usada para descrever uma mulher com uma personalidade forte ou uma aparência imponente.
3. Carroção
Essa palavra, proveniente de carroça, é constantemente usada para descrever um carro grande ou pesado.
4. Cozinhona
O aumentativo de “cozinha” é “cozinhona”. É uma palavra usada para descrever uma cozinha grande e espaçosa.
5. Escuridão
O que para muitos é uma palavra comum no dia a dia é, na realidade, um aumentativo, já que a expressão é proveniente da palavra escuro. Embora não seja exatamente uma palavra no aumentativo, o sufixo “dão” é adicionado para indicar a ideia de uma escuridão intensa e completa.
6. Homemão
Por fim, outro aumentativo de homem é “homemão”, proveniente de homem. Essa é uma palavra usada para descrever um homem grande e forte, muitas vezes com um tom de admiração ou respeito.
Ver essa foto no Instagram
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades em tempo real!