Confira as previsões de entrega de cada etapa da restruturação da Praça Cívica
Inicio começou em 2021, cuja previsão de entrega era em 75 dias. Seinfra aponta agora espécie de cronograma com promessa de finalizar em outubro
Em entrevista em janeiro deste ano, o secretário de Infraestrutura de Goiânia, Denes Pereira, cravou a data da inauguração da revitalização da Praça Cívica: 30 de junho. À época, admitiu erros de execução de projeto e chegou a ventilar que essa data não seria alterada – considerada uma das maiores novelas de infraestrutura dos últimos anos na capital.
Entretanto, há pouco tempo, começou a dar sinais de prorrogação. E assim foi feito, a ‘inauguração’ ficou para outubro de 2023, sendo que as obras se iniciaram em julho de 2021 e a previsão de entrega era de 75 dias.
A Praça Cívica é tão fundamental não só para a capital quanto para o estado que será um dos pontos turísticos do projeto Circuito Cultural. De autoria da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), a rota turística de Goiânia será inaugurada neste sábado (1º), com o intuito de apresentar a história da capital no período de férias.
Responsável por 11 paradas no Circuito Cultural, a Praça Cívica teve as obras prorrogadas a pedido da concessionária, sem aditivo financeiro, com data final em 31 de outubro.
Porém, ao Portal 6, a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinfra), não respondeu sobre o que poderia garantir que se trata do que se último atraso. Por enquanto, a praça já possui pavimento de concreto no anel interno e asfalto no anel externo.
Três dos quatro terminais de embarque do trecho 2 do BRT, que falta 3% para ser finalizado, já foram entregues: o Isidória, Paulo Garcia e o Perimental Norte, cujo nome será Hailé Pinheiro.
De acordo com a pasta, o Terminal Perimetral Norte será completo em julho e as demais estações terão funcionalidade até o dia 31 de outubro.
Em nota, a Seinfra prometeu aos goianienses a entrega da sinalização completa e grande parte das calçadas e canteiros centrais nos arredores das avenidas 83, 84, 85 e Universitária nos próximos dias.
Além disso, está em fase de conclusão as calçadas do anel formado entre as Avenidas 84 e Araguaia, assim como as bocas de lobo e plantação de grama. Com a finalização dos canteiros, sem previsão, a Prefeitura de Goiânia fará a instalação dos semáforos.
Porém, a prefeitura ainda aguarda autorização da Caixa para licitar o Trecho 1, do Terminal Isidória, em Goiânia, ao Terminal Cruzeiro do Sul, em Aparecida de Goiânia.
Segundo a pasta, o trecho não foi liberado por conta das exigências do Tribunal de Contas da União (TCU), que emitiu um acórdão em 2016 em que qualifica como obra viária e não obra urbana.