Relembre as polêmicas de Maurão, que está há quase 30 anos na Câmara Municipal
De dizer que estudante não gostava de vereadores por já ter sido estuprado por um a afirmar que mulheres de baixa renda são as que mais apanham por medo de perder o marido. Parlamentar nunca foi levado ao Conselho de Ética
Político que mais acumula mandatos em todo o estado de Goiás, Mauro Severiano (PSC), ou somente Maurão, como gosta de ser chamado, completará 28 anos na Câmara Municipal de Anápolis ao final de 2020.
E o episódio deste sábado (07), em que ele foi detido e autuado por espalhar panfletos apócrifos contra colegas de Parlamento, foi só mais um entre tantos outros eventos polêmicos que o vereador já se meteu.
Só nesta legislatura (2017-2020), em diversos momentos Maurão faltou com o decoro que o cargo exige. Porém, nunca teve sequer um processo aberto pelo Conselho de Ética da Casa.
Relembre algumas da polêmicas de Maurão
2017 – Maurão debochou de tentativa de homicídio sofrida pelo ex-governador José Eliton
À época no PSDB, o parlamentar usou o atentado sofrido pelo então colega de partido para criticá-lo. “O que ele fez pela Segurança Pública? Levou um tiro”, disparou.
O PSDB anapolino chegou a dizer que marcaria uma reunião para debater o assunto e punir Maurão, mas ela nunca aconteceu.
2018 – Maurão anunciou morte da vereadora Vilma Rodrigues sem antes confirmar
O vereador fez uma sessão ordinária ser cancelada depois de anunciar que a colega de Câmara havia falecido. A notícia, que pegou a todos os parlamentares de surpresa, não havia sido confirmada.
“Lamento o anúncio precipitado do vereador Maurão”, disse o então presidente da Casa e hoje deputado estadual Amilton Filho. Vilma estava internada no Hospital Araújo Jorge, em Goiânia.
2019 – “Essa voz sua é de gay. Pode me processar! Gay! Você não entende bosta nenhuma…. Você é fã desse Caiado… Seu boiola…. Vai tomar no c…”
Essas foram as palavras que Maurão usou para se referir a um estudante, que durante uma discussão em um grupo de WhatsApp argumentou que o governador só havia atrasado os salários porque pegou o estado sem dinheiro em caixa deixado pela gestão anterior.
2019 – Depois da polêmica com o estudante, Maurão disse que ele não gostava de vereadores porque já havia sido estuprado por um
Após os diversos xingamentos e ataques homofóbicos, o parlamentar foi além. Com a repercussão do caso, insinuou que o jovem já havia sido estuprado por um vereador.
2020 – “A mulher de baixa renda é mais agredida, sim. Porque ela tem medo de perder o esposo”
A frase foi dita por Maurão depois das vereadoras Thaís Souza e Geli Sanches levarem para tribuna da Casa o fato de Anápolis ser a cidade mais violenta para mulheres, segundo a Coordenação Estadual da Patrulha Maria da Penha.
[jnews_block_3 first_title=”Navegue pelo assunto” include_post=”132528,132521,132503,132509″]