Tudo pronto em Anápolis para a distribuição de cerca de 250 mil mudas nativas do cerrado
Elas são frutíferas e pessoas aptas podem procurar um viveiro a partir das 09h30
Começa nesta terça-feira (15), às 09h30, a distribuição de cerca de 250 mil mudas nativas do cerrado, que tem objetivo de reflorestar áreas urbanas e rurais. A iniciativa é da Prefeitura de Anápolis, por meio do projeto ambiental Pró-Água.
Para ganhar até dez mudas, os interessados deverão pegar primeiro uma autorização na sede da Secretaria de Meio Ambiente e depois se deslocar até um dos dois viveiros municipais.
Os que quiserem um número maior, deverão comprovar onde ocorrerá a plantação e apresentar o comprovante de endereço.
“Para grandes volumes, caso alguém que queira, por exemplo, recuperar uma nascente, liberamos até 500 mudas, mas exigimos a escritura da terra e a assinatura de um termo de compromisso de cuidado”, explicou Antônio El Zayek, diretor de Recursos Hídricos, Recuperação e Preservação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Dentre as mudas que serão disponibilizadas estão algumas frutíferas como bacaba, mangaba, tucum e guapeva. De acordo com Antônio, elas são fáceis de cuidar, pois crescem” sincronizadas com o ciclo hídrico da região”.
“Não é preciso ficar molhando o ano inteiro. Cuida-se quando a árvore é pequena e a partir de certo tamanho ela é independente. Além disso, ela traz biodiversidade.”
A Secretaria de Meio Ambiente fica na Avenida Presidente Vargas, nº 465, na Vila Goiás. Já os viveiros estão localizados na Avenida Universitária, nº 4001, no Jardim das Américas; e na Rua L 24, lote 10, no Novo Jundiaí (próximo ao Parque JK).