Anápolis receberá vacinas da Janssen, de dose única, contra a Covid-19
Semusa divulgará na próxima semana a estratégia adotará na aplicação e quais grupos devem ser contemplados com o imunizante
A vacina da Janssen contra a Covid-19, que chega ao Brasil na próxima terça-feira (15), também será aplicada em Anápolis.
Do total de 3 milhões de doses que desembarcarão no país, Goiás receberá cerca de 90 mil e fará a distribuição apenas entre os municípios com mais de 50 mil habitantes.
A decisão foi tomada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), que devido ao prazo de validade mais curto poderia priorizar a aplicação apenas em Goiânia para acelerar o processo.
O imunizante é produzido pela Johnson & Johnson e tem o uso emergencial liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde março.
Conta com um trunfo quando comparada à CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer: foi desenvolvido para ser aplicado em única dose, ao contrário das demais que demandam de duas rodadas para se chegar à imunidade completa.
A vacina tem 85% de eficácia na prevenção de formas severas da Covid-19, além de evitar completamente casos de hospitalização e óbito pela doença.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) divulgará na próxima semana a estratégia que Anápolis adotará na aplicação e quais grupos devem ser contemplados com o imunizante.
Os técnicos da pasta, no entanto, ressaltam que as pessoas precisam continuar buscando a vacinação, independentemente da marca e do laboratório.