Anápolis registra o primeiro caso suspeito da variante Delta, afirma SES
Paciente passou por exame sequenciamento genético e aguarda o resultado
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) divulgou nota nesta terça-feira (27) para informar que há em Anápolis o 1º caso suspeito da variante Delta do novo coronavírus.
De acordo com a pasta, o paciente teve contato com um morador do Distrito Federal, que está passando por um surto da cepa, e aguarda o resultado de um sequenciamento genético.
Ao Portal 6, a assessoria de comunicação da SES-GO informou que, normalmente, o teste que detecta a variante leva de 07 a 15 dias para ficar pronto.
Além de Anápolis, outros quatro casos da Delta já foram confirmados em Goiânia. No entanto, ainda não há registro de transmissão comunitária no estado.
A variante Delta
Identificada pela primeira vez na Índia, a variante Delta se espalhou para vários países e causa sintomas específicos, um pouco diferentes dos causados pela cepa original.
Febre, tosse contínua e perda de olfato e paladar eram os sinais mais comuns da Covid-19, porém a nova linhagem do vírus tem manifestado mais dores de cabeça, garganta, coriza e febre.
São, conforme especialistas, sintomas de um resfriado leve. E é isso que faz a variante Delta ser tão perigosa porque as pessoas, se infectadas, podem não dar a devida importância e continuar circulando normalmente.
Além de provocar sintomas um pouco diferentes, também há indícios de que a cepa seja muito mais transmissível do que qualquer linhagem do coronavírus.