Colégio Couto Magalhães abre matrículas com proposta diferenciada para o novo ensino médio
Contando com uma história de sucesso, os resultados de 88 anos de atuação tem dado a certeza de que vale a pena investir em educação
O Colégio Couto Magalhães está com matrículas abertas para o ano de 2022, com uma proposta inovadora e com a excelência que esta instituição de ensino pioneira carrega.
A unidade foi fundada em 1932 e no ano de 1947 passou a ser mantida pela Associação Educativa Evangélica, que é ainda a mantenedora da Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA, de colégios e faculdades espalhadas por várias cidades do Estado de Goiás.
Para realizar a matrícula, o processo é bem simples: basta acessar o site do Colégio Couto Magalhães, preencher os dados pessoais e as informações do filho ou filha. Os pais também podem escolher entre uma das unidades – o Couto está presente em Anápolis, Goianésia e Ceres.
Após o preenchimento do formulário com os dados, uma data será agendada para que os pais possam visitar a instituição de interesse.
História
O Colégio Couto Magalhães nasceu com o objetivo de atender às crianças anapolinas, especialmente aos filhos dos evangélicos. Era o dia 1º de fevereiro de 1932 quando, solenemente, na residência do Dr. Carlos Pereira de Magalhães, o Colégio Couto Magalhães foi instalado.
O nome da instituição foi dado em homenagem ao desbravador, cientista, literato, historiador, poeta, astrônomo, sociólogo e uma das personalidades mais marcantes do 2º Reinado, o mineiro ilustre General José Vieira Couto de Magalhães.
Durante aquele ato estiveram presentes figuras de destaque: Carlos Pereira de Magalhães, idealizador da obra; Gertrudes Pereira de Magalhães, Alice Pereira de Magalhães, Grace Waddel, James Fanstone, Dayse Fanstone, Eliel Martins e Kenette Waddel.
A escola funcionou primeiramente numa casa alugada situada na matriz de Santana. No 1º ano de fundação, a escola conseguiu 46 alunos matriculados e, no dia 15 de fevereiro de 1932, o calendário marcou o 1º dia de aula. Em 1948 assume a direção o Rev. Arthur Wesley Archibald, a quem o Colégio deve gratidão, em especial pela aquisição da propriedade onde até hoje está situada a AEE.
Archibald transformou a escola em regime de internato e implantou um novo modelo de escola, preocupada com a formação intelectual e espiritual de seus alunos. Ele permaneceu como diretor e professor até 1957. Dessa época para os dias atuais, várias pessoas ilustres, comprometidas com uma educação séria e de qualidade, tem passado pela direção dessa escola, deixando sua contribuição.
De 2000 a 2018, a escola foi dirigida pela Profª. Aélia Cavalcante. Desde 2019, o Prof. Paulo Alberto dos Santos assumiu a direção do colégio. Os resultados de 88 anos de atuação nessa área tem dado ao colégio a certeza de que vale a pena investir em educação.
Novo ensino médio
A Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do ensino médio, ampliando o tempo mínimo do estudante na escola de 800 horas para 1.000 horas anuais (até 2022) e definindo uma nova organização curricular, mais flexível, que contemple uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional.
A mudança tem como objetivo garantir a oferta de educação de qualidade à todos os jovens brasileiros e de aproximar as escolas à realidade dos estudantes de hoje, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade.
“Temos um desafio pela frente, que é oferecer à comunidade um serviço educacional no Colégio Couto Magalhães que vá além do que é exigido pela legislação. Ou seja, os alunos que estudam na instituição possuem uma grade curricular moderna e que está em sintonia com as suas potencialidades”, destaca o diretor da instituição, Paulo Alberto dos Santos.
Paulo Alberto ainda destaca que o Novo Ensino Médio possibilita que os alunos tenham mais autonomia na hora de escolher certos conteúdos.
“Sabemos que cada estudante possui suas próprias características. A nova proposta para o ensino médio brasileiro trouxe a possibilidade para que ele escolha conteúdos e atividades que estejam mais de acordo com seu perfil”, evidencia ainda.