Goiás deverá ter nova onda de chuvas intensas, alerta Cimehgo
Análise levou em consideração todas as regiões do estado, que sofre influência de um "corredor de umidade"
O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo) emitiu um boletim de monitoramento para a próxima segunda-feira (03).
O documento reuniu previsões e informações de todos os cantos do estado, como forma de prevenção de possíveis desastres naturais, causados pelas fortes chuvas e temporais.
Nos últimos dias, Goiás vem sofrendo a influência de um “corredor de umidade”, que potencializou as já conhecidas chuvas da época, formando diversas áreas de instabilidade.
Tanto é que municípios da região Norte e Nordeste já tiveram de enfrentar algumas consequências das intensas precipitações.
A previsão para segunda (03), por outro lado, é de que a chuva se torne mais marcante nas regiões Leste e Oeste do estado, onde poderá cair até 40 mm de água do céu.
Para se ter uma ideia, os especialistas consideram o valor como alto. Números acima de 50 mm, por exemplo, já caracterizam chuvas violentas e extremamente perigosas.
Ainda de acordo com o boletim, elas deverão ser acompanhadas por rajadas de vento e raios, nas diferentes regiões de Goiás.
Municípios como Anápolis e Goiânia ganharam uma previsão própria e personalizada para a realidade das cidades.
Nestas análises, o Cimehgo previu uma temperatura mínima de 19º C em Goiânia e 18º C em Anápolis. Já as máximas, são de 28º C e 26º C, respectivamente.
O município do interior deve ter um cenário bem mais brando que a capital, com a expectativa de 12 mm de água no início da semana.
O valor para Goiânia poderá chegar a 20 mm, o que representa precipitações consideravelmente mais intensas.