Manifestantes jogam tomates contra Macron, recém-reeleito na França
Assim que as primeiras frutas foram atiradas, a equipe de segurança do presidente reage e protege a cabeça dele
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Manifestantes jogaram tomates na direção do presidente da França, Emmanuel Macron, nesta quarta-feira (27), durante uma visita dele a um mercado em Cergy, nas proximidades de Paris, mas ele não foi atingido. Este foi um dos primeiros compromissos de Macron desde sua reeleição, no último domingo (24).
O francês foi alvo da “tomatada” enquanto conversava com moradores da área. Assim que os primeiros tomates são atirados, a equipe de segurança do presidente reage e protege a cabeça dele.
Um guarda-chuva foi aberto na sequência, e Macron foi levado para uma área coberta do mercado, segundo o Le Parisien.
No domingo, Macron derrotou Marine Le Pen, candidata da extrema direita, numa votação de segundo turno em que a abstenção foi de 28%, uma das mais elevadas nas últimas décadas.
O primeiro mandato dele foi marcado por crises -protestos sociais, uma pandemia com milhões de pessoas confinadas e o retorno da guerra na Europa com a invasão russa à Ucrânia – que transformaram a França que ele assumiu em 2017.
Um dos principais desafios em seu segundo mandato será unir a França após estas eleições e obter apoio das classes mais populares, que preferiram outros candidatos ou se abster do voto.