Aprenda a consultar gratuitamente se tem dívidas no seu CPF
Verificação das dívidas pode ser realizada de forma rápida, prática e sem sair de casa
Nem sempre é fácil descobrir se existem dívidas no seu CPF. Inclusive, algumas vezes só se descobre aleatoriamente, o que acaba gerando uma desagradável surpresa.
Mas, o que poucos sabem é que é possível consultar a situação financeira de maneira rápida, prática, sem sair de casa e o melhor de tudo, gratuitamente.
Isso porque o Banco Central do Brasil fornece para a população um serviço para consulta nas mais diversas instituições financeiras atuantes no Brasil.
Denominada como Registrato, a plataforma gratuita vai gerar um relatório contendo detalhadamente cada ponto do histórico financeiro do consumidor.
Com isso, o brasileiro consegue saber ao certo se possui alguma dívida em seu nome e tomar as medidas necessárias para caso encontre algum problema.
A consulta possibilita até mesmo o descobrimento de fraudes, já que outras pessoas podem estar usando o seu CPF sem autorização prévia.
Quer saber como está a sua situação? Confira como consultar.
Aprenda a consultar gratuitamente se tem dívidas no seu CPF
Primeiramente, é preciso se cadastrar com o login do banco no site Gov.br e garantir o nível de segurança prata ou ouro.
Nesta etapa, os bancos credenciados são o Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica, Sicoob, Santander, Itaú, Agibank e Sicredi.
Vale destacar que assim que se cadastra com o banco, o brasileiro já alcança o nível prata, um dos exigidos para seguir com o processo.
Após cumprir o primeiro requisito, o usuário deve ir para a plataforma digital Registrato, do Banco Central do Brasil.
Nela será preciso entrar usando o login anteriormente criado no site do Governo.
Depois, selecione a opção “Solicitação de Relatórios” seguida por “Empréstimos e financiamentos”.
Por fim, basta escolher qual o período de tempo que deseja verificar e clicar na opção gerar relatório.
Caso desejado, também é possível realizar o download do documento gerado.
Siga o Portal 6 no perfil do Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades que acontecem!