Saiba por que pode ser perigoso fazer comida com a panela riscada
Substâncias liberadas pelo item pode ficar no organismo por até quatro anos
Por mais que tentemos evitar, ao longo do tempo, as panelas vão perdendo a qualidade e, em algum momento, ela ficará riscada. Muitas vezes, trocar o utensílio pode ser algo mais caro, motivo pelo qual muitas pessoas continuam utilizando o item. Apesar de parecer inofensivo, fazer comida com a panela riscada pode ser algo perigoso.
Isso porque algumas substâncias utilizadas na produção do utensílio podem ser liberadas quando o item é riscado e, dessa forma, podem trazer malefícios no corpo humano por anos.
Por isso, quando uma panela apresentar um dano desse tipo, não hesite e troque-a urgentemente.
Saiba por que pode ser perigoso fazer comida com a panela riscada
Uma das substâncias utilizadas para produzir as panelas é o Teflon ou DuPont, que é uma abreviação do material chamado de politetrafluoretileno (PTFE).
O Teflan é considerado um tipo de plástico, descoberto em meados de 1930, que possui uma resistência bastante elevada a temperaturas mais altas.
Devido a essa característica, o item foi utilizado nas panelas juntamente com o alumínio para causar o efeito da antiaderência.
No entanto, vale ressaltar que nem todas as panelas são feitas com o Teflon. No mercado, é possível encontrar itens que não possuem a substância e que também oferecem o resultado antiaderente.
Um dos cuidados com esse tipo de panela é por conta do ácido perfluorooctanoico (PFOA), usado para dar estabilidade ao Teflon. O item tem um potencial cancerígeno e mutagênico que pode permanecer no corpo por até quatro anos.
Em 2015, as empresas baniram o uso do PFOA, mas algumas panelas feitas anteriormente ainda podem apresentar o material.
Outra preocupação que os consumidores devem ficar atentos, é sobre os novos materiais utilizados para fabricar as panelas que podem ser prejudiciais à saúde quando ingeridos.
Sobre o Teflon, o material em forma estável não libera nenhuma substância química, apenas em temperaturas altas e com superfície riscada, pois acima de 280ºC, a panela antiaderente começa a soltar pequenas quantidades de gases tóxicos.
Quando a panela está riscada, esse problema é potencializado e a liberação de gases é elevada. Por isso, é recomendável evitar o uso do item em temperaturas mais altas e até fazer comida com a panela riscada.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!