O desafio do TikTok que já matou adolescente no Reino Unido e tem preocupado pais
Caso não é isolado e vem chamando atenção nas redes sociais
Um adolescente, de 14 anos, teve um final trágico após embarcar em um desafio viralizado no TikTok e sofrer graves lesões cerebrais. O menino não resistiu e faleceu no último dia 25.
‘Blackout Challenge’ (desafio do apagão, em tradução livre), essa foi a trend – que consiste em prender a respiração o máximo possível para ver quanto tempo conseguem ficar sem respirar – que levou o escocês, Leon Brown, a óbito.
A mãe, Lauryn Keating, de 30 anos, explicou que encontrou o filho já desacordado na cama e, ao tentar entender melhor a situação, soube por amigos que ele estava fazendo o exercício ruim.
“Um dos amigos de Leon me disse que estava fazendo o desafio no Facetime com eles depois de vê-lo no TikTok”, disse. “Um amigo disse que achava que iria acordar, mas Leon não voltou”, lamentou.
E engana-se quem pensa que este é um caso isolado. Pelo contrário, o mesmo desafio já matou outros internautas adeptos da plataforma.
Inclusive, o garoto Archie Battersbee, de 12 anos, também foi encontrado em coma – por sua mãe – após fazer o teste. Ele acabou sofrendo uma lesão cerebral fatal, que o levou à morte.
Agora, Lauryn deu início a uma ação judicial contra o TikTok e faz questão de deixar o alerto a todas as mães: “Eles [os desafios] não valem as ‘curtidas’ ou o que quer que seja! Avisem seus filhos”.