Felipe Neto critica deputado de Goiás que quer ‘regulamentar’ influenciadores digitais
Proposta cria uma série de exigências que pode alterar a forma como profissionais atuam nas redes sociais
Tramita na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados um Projeto de Lei que quer regulamentar a categoria dos influenciadores digitais e tornar a classe uma profissão.
Proposto pelo deputado federal José Nelto (PP) no final de agosto, a iniciativa irá exigir que os produtores de conteúdo tenham um cadastro pelo Governo Federal, que irá permitir ou não que eles exerçam as atividades.
Outra condição é que os profissionais tenham um “conhecimento técnico” para falar sobre determinados assuntos e, assim, sejam classificados como influenciadores.
A proposta não passou despercebida na web e acabou incomodando alguns internautas nas redes sociais que repudiaram a ação.
Um dos manifestantes contra o projeto foi o youtuber Felipe Neto que, no último domingo (18), utilizou a conta dele no Twitter para criticar a ação.
Deputado de Goiás, @JoseNelto19, criou projeto de lei pra controlar a profissão “influenciador”.
No projeto, um circo, tem exigência de FACULDADE pra pessoa exercer a profissão.
Além de dar ao governo o direito de PROIBIR alguém de ser influenciador.
É de direita e morista. pic.twitter.com/rLWU9twUQi
— Felipe Neto ? (@felipeneto) September 18, 2022
Entretanto, a expectativa de que a PL seja interpretada como inconstitucional, já que vai contra a Constituição Federal que assegura que todos podem exercer qualquer atividade econômica, independente de autorização, exceto em casos específicos.