Governo Federal anuncia nova ferrovia que passa por Anápolis e deve gerar 5 mil empregos
Investimento deve ser de mais de R$ 400 milhões. Autorização foi concedida pela ANTT
Goiás vai ganhar 68 km de linhas férreas que ligarão Anápolis ao município de Corumbá. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Ministério da Infraestrutura assinaram, nesta quarta-feira (26), a autorização para a exploração ferroviária.
A linha servirá para transportar grãos, rochas ornamentais, minerais e carga em geral do tipo contêiner. A estimativa é que os investimentos cheguem a R$ 423 milhões, além de gerar cerca de 5.169 empregos, entre diretos e indiretos.
Segundo o Ministério da Infraestrutura, a construção da linha entre os municípios goianos, os custos com frete cairão e o estado de Goiás terá mais chances de competir no mercado nacional.
Além da nova ferrovia em território goiano, o Governo Federal também concedeu autorização ferroviária para trechos na Bahia e Mato Grosso, no mesmo evento.
O ministro de Infraestrutura, Marcelo Sampaio, destacou que as ferrovias vão trazer mais equilíbrio na matriz de transporte em todas as regiões beneficiadas, entre elas Goiás.