Plano com ações de preservação para o Córrego das Antas deve ser aprovado em breve
Ribeirão que corta Anápolis terá medidas de recuperação aplicadas em trecho de nascente
O novo plano de manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) do Córrego das Antas, em Anápolis, deve ser publicado até o final do mês de fevereiro. O documento inclui ações de preservação que serão feitas no manancial.
Ao Portal 6, o secretário de Meio Ambiente, Fabrício Lopes, explicou que o planejamento trata de práticas que serão tomadas a partir da nascente, localizada nas proximidades do Espaço Regina Minorum.
Inicialmente as medidas de recuperação serão realizadas até a parte do córrego que passa pela Avenida Presidente José Sarney, no setor Sul Jamil Miguel.
“O plano de manejo é por etapas, não adianta você preparar o final do Antas se está com problemas no inicio, então nós vamos priorizar a cabeceira”, explicou.
Como mostrou o Portal 6, em alguns trechos, o Antas está próximo do nível máximo de poluição, o que deixa a Prefeitura em alerta.
Segundo o secretário, falta agora o poder público verificar se o plano está condizente para que ele possa ser publicado.
“Está pré -agendado para o dia 24 [de janeiro] a audiência de apresentação. Provavelmente até o mês de fevereiro será lançado, a ideia é lançar o mais rápido possível”, contou.
Fabricio ressalta que também há outras ações que não entraram no planejamento, mas estão sendo realizadas. Uma delas é uma medida de contenção para impedir que a enxurrada invada o residencial Andracel.