Siamesa Valentina melhora após sofrer crise convulsiva e já tenta falar com mãe
Após passar por uma piora no quadro, ela apresentou uma boa evolução clínica nas últimas 12 horas e já responde a comandos
Um novo boletim médico divulgado pelo Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), na manhã desta quarta-feira (18), mostra que a siamesa separada Valentina teve uma melhora no quadro de saúde.
Após ter tido uma crise convulsiva na noite de terça-feira (17), ela apresentou uma boa evolução clínica nas últimas 12 horas, já responde a comandos e tenta conversar com a mãe.
Segundo a unidade de saúde, a criança voltou a ser sedada e utiliza uma sonda no nariz. Ela também está sendo alimentada pelas veias e respira com ajuda de aparelhos – tendo chance de ser extubada durante o dia.
Já a irmã, Heloá, já respira sem a ajuda de aparelhos desde a tarde de segunda-feira (16). Ela está acordada, assistindo desenhos. De acordo com o Hecad, a criança já responde a comandos e apresenta um padrão respiratório adequado e sem febre. Ela também está tomando antibióticos e tem se alimentado pelas veias.
As gêmeas estão internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde quarta-feira (11), após passarem por uma cirurgia de 10 horas para a separação dos corpos.
Elas eram unidas por parte do tórax, abdômen, bacia, fígado, intestinos delgado e grosso e genitálias.