Obra inaugurada pela Saneago promete acabar com falta de água em bairros de Anápolis
Para Caiado, recorrente crise hídrica do município está praticamente resolvida
Os moradores da região Sudeste de Anápolis, onde estão os bairros Luzitano e Aeroporto, já não devem sofrer mais com a recorrente falta d’água durante o período de estiagem.
Isso porque a localidade que costuma ser mais afetada pela falta de recursos hídricos, sobretudo por estar em um terreno mais alto, recebe reforço com a inauguração do Centro de Reservação Aeroporto da Saneago, no bairro Calixtópolis – entregue nesta terça-feira (16).
O Centro de Reservação Aeroporto é uma das cinco obras da Saneago que se encontram em andamento em Anápolis. Ao todo, a estatal recebeu um investimento de R$ 113 milhões para a ampliação do sistema de abastecimento da água.
O próximo passo apontado pelo governador Ronaldo Caiado (UB), que esteve na cerimônia, é de que possa haver também a universalização do esgoto dentro de um prazo de no máximo dois anos, levando em consideração que hoje 83% da cidade já conta com a cobertura.
É uma sinalização de guinada da estatal, que ficou na mira dos anapolinos. Com reclamações de falta de água anualmente, sobretudo nos meses de agosto e setembro, a Saneago chegou a ter o contrato de prestação de serviço ameaçado em 2019, quando o prefeito Roberto Naves e os vereadores do município estudaram um novo modelo.
“Eu faço questão de enfatizar que quando eu assumi o Governo, tanto os vereadores, quanto o senhor prefeito, tinham tomado uma decisão na cidade de Anápolis de que a Saneago não mais seria responsável pela distribuição de água porque até aquele momento, todos os anos era a mesma história. Ou seja, de agosto em diante, ninguém mais tinha água”, destacou Caiado.
Todavia, atualmente Caiado garante que a situação se encontra resolvida, tendo 100% da população anapolina atendida.